Você sabia que não é mais necessário ir até um cartório presencialmente?
SIM, ISSO É REALIDADE!
Desde 2020, no auge da pandemia do COVID19, o CNJ empenhou-se em implantar de uma vez por todas o projeto que chamou de eNOTARIADO. Na prática, trata-se de um Certificado Digital específico para utilização em Cartórios.
Em um universo onde o tempo e praticidade são valorosos, os cartórios precisavam se inserir nesse contexto e embora desconhecido de muitos, ao longo dos últimos três anos já foram notarizados eletronicamente mais de 1,5 milhão de documentos.
O sistema consiste na emissão de um Certificado Digital Notarizado, seria uma espécie da sua “firma” (assinatura) de forma digital, sob apresentação de dados cadastrais, foto, documento de identificação e credenciado via conferência.
A feitura do certificado eNOTARIADO é gratuita4 , por enquanto (a abertura de firma convencional são R$ 40,16). As assinaturas utilizando o Certificado não são gratuitas, tem o mesmo preço daquela presencial, mas podem ser pagas por BOLETO¹, PIX, CRÉDITO/DÉBITO.
Como solicitar:
a. Entre no portal do eNOTARIADO clicando aqui;
b. Preencha os dados, anexe sua identidade² com foto e fotografe uma selfie;
c. Escolha o cartório de preferência, informando Estado, Cidade e Bairro;
d. Aguarde o contato do cartório escolhido para agendar a teleconferência.
Para Reconhecer Firmas:
a. Acesse o portal em FLUXO DE ASSINATURAS clicando aqui;
b. Siga os procedimentos de anexar o documento pretendido, pagamento etc;
“Já realizamos centenas de certificados notarizados, bem como reconhecimento de firmas e escrituras de forma 100% remota³. O ganho de produtividade é enorme para todos, sem perder o objetivo e confiabilidade prestada pelos cartórios.” Citou Sr Everaldo Lacerda do 23o Oficio de Notas.
A THARGO é entusiasta desta iniciativa, inclusive testamos o sistema e seu aceite por um grande banco estatal. Indicamos a todos sua feitura aproveitando sua gratuidade temporária4 e a baixa demanda nos cartórios, evitando assim dissabores em situações de urgências.
¹ Será preciso aguardar o cômputo do Boleto para ter a assinatura reconhecida.
² De preferência a CNH e melhor ainda se digital.
³ Inclusive para não residentes no país ou em viagens.
4 Não sabemos até quando o Tribunal do Estado do RJ se isentará desta receita.