ICMS: ESTADO DO RJ AUMENTA A ALIQUOTA DE 18% PARA 20% EM 2024

F37a88 E2c1e6ee30964dd8a1f52fea51435338~mv2 - Thargo Contabilidade

Compartilhe nas redes!

 

A PARTIR DE 20.03.2024 O ICMS NO RJ SERÁ DE 20% +2% FECP

Alguns Estados (UF) indicaram a predisposição em AUMENTAR seu principal imposto, o ICMS, com receio de terem seus interesses econômicos reduzidos na análise final da REFORMA TRIBUTÁRIA.

Rio Grande do Sul anunciou de imediato, mas SP, MG, RJ, ES e PR assinaram uma carta apontado um potencial efeito negativo da reforma tributária, com indicação de aumentar imediatamente a alíquota de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para 19,5%.

Imposto Carga Tributaria - Thargo ContabilidadeO Estado do RJ o fez na data de hoje, dia 21/12/2023, sob a Lei 10.253 de 20/12/2023, porém, passando dos atuais 18% para 20% (vinte por cento).  Lembrando sempre que no Estado acresce-se o percentual de 2% destinado ao FECP, tornando o custo tributário total de ICMS a 22%.

Os efeitos serão a partir de 20/03/2024, respeitando assim o princípio da anterioridade nonagesimal,  e recairá somente sobre as OPERAÇÕES INTERNAS; impactando direta e indiretamente em produtos, mercadorias, serviços, fretes e toda cadeira econômica do Estado.  Os preços se elevarão em cascata!

O Estado espera elevar sua arrecadação, mas principalmente, elevar sua carga tributária frente ao PIB e com esse novo patamar, valer-se de melhor posição na Reforma Tributária na Alíquota efetiva do seu IBS no futuro IVA (Imposto sobre Valor Agregado); uma vez que, o limite da alíquota será com base na Carga Tributária em proporção ao PIB, segundo a Secretaria Extraordinária de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda.

Imagem1 - Thargo ContabilidadeOs secretários de Fazenda dos 6 Estados condicionam que a reforma tributária reduz “significativamente a autonomia tributária dos Estados e municípios” e que a substituição pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) está “induzindo os Estados a um movimento generalizado de elevação das atuais alíquotas modais” do ICMS.

O IVA, ora aprovado pelo Congresso, não teve sua alíquota final definida, será feita por Lei Complementar posterior.

Elucidando que o IVA brasileiro, será um IVA Dual, dividido em duas partes: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal; e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de Estados e municípios.

O Empresariado do Rio de Janeiro entrará em 2024 refazendo suas contas, orçamentos, estratégias de preços, fornecedores, mercado atuante etc.  E ainda não é descartado novas elevações entre 2024 a 2028 (a primeira data de implantação do IVA é 2029).  Pondera MARCIO SANTOS, Tributarista da THARGO CONSULTORES.

Gostou do conteúdo? Deixe sua avaliação e nos ajude a melhorar ainda mais!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Últimos Posts:
Categorias

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Tributação De Serviços No Exterior - Thargo Contabilidade

Tributação de serviços no exterior: Como pagar menos em 2026

Receber em dólar não precisa ser um pesadelo fiscal. Descubra as estratégias legais para proteger seu lucro e reduzir a carga tributária na exportação de serviços. Trabalhar para o mercado internacional tornou-se o “padrão ouro” para profissionais e empresas brasileiras

Cláusulas Fiscais Em Contrato De Arquitetura - Thargo Contabilidade

Cláusulas fiscais em contratos de arquitetura: Proteja seus projetos

Descubra como as cláusulas fiscais em contratos de arquitetura são essenciais para evitar armadilhas tributárias e garantir a legalização eficaz dos seus projetos. Atuar no cenário carioca exige proteção contra falhas tributárias graves. As cláusulas fiscais em contratos de arquitetura

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
  O Governo Federal publicou a Lei 14,740 de 29.11.2023…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top