DIRBI – NOVA DECLARAÇÃO FEDERAL – ISENÇÕES E BENEFÍCIOS FISCAIS – PRAZO 20/07/2024

Captura De Tela 2024 07 05 122933 - Thargo Contabilidade

Compartilhe nas redes!

 

EMPRESAS QUE UTILIZAM DO
PERSE E DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
ESTARÃO OBRIGADAS A ENTREGAR A DIRBI
JÁ COM PRAZO EM 20/07/2024

 

No intuito de monitorar e rastrear alguns dos benefícios fiscais concedidos as empresas, o Governo Federal resolveu criar mais uma Declaração, chamada de DIRBI, Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária.

Recém criada pela Instrução Normativa 2198 de 18/06/2024, tem seu primeiro vencimento em 20/07/2024 e vem causando enorme desapontamento no empresariado e Contadores.

A IN citada estabeleceu uma lista dos Programas de Benefícios, Isenções, Renúncias Tributárias, aos quais se sua empresa os utiliza, deverá então prestar essa informação; mas destaquemos:

  1. PERSE – Isenção de PIS/COFINS/IRPJ/CSL – Eventos, Turismo e Restaurantes
  2. CPRB – Desoneração da Folha de Pagamento (mesmo para optante no SIMPLES NACIONAL);

A Declaração será MENSAL com prazo de entrega no dia 20 do segundo mês a competência, contudo, os meses já incorridos de janeiro a maio de 2024 serão alvo do primeiro vencimento, isto é, já em 20/07/2024.

7 Dicas Para Dimunuir A Burocracia - Thargo ContabilidadeNão precisamos destacar a enorme dificuldade em que as Contabilidades terão para levantar, compilar e prestar essas informações em prazo tão recorde, ademais, sem conhecer os requisitos do sistema a ser criado.   Segundo a Receita Federal, a DIRBI exigirá informações a respeito de:  (a) Valor a ser recolhido sem o benefício; (b) Valor a ser recolhido decrescido o valor do benefício; (c) valor que deixou de ser recolhido.

O ato vem na contramão da simplificação tributária. As informações já são de fácil acesso da RFB ou poderiam, no mínimo, serem inseridas nas declarações já existentes.  Cita MARCIO SANTOS, Diretor e Consultor Tributário da Thargo Consultores e Contabilidade

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Inclusaosocialpolitize - Thargo Contabilidade

eSOCIAL – OBRIGATORIEDADE DE INFORMAR ETNIA/RAÇA – PRAZO: 22/04/2024

  EMPREGADORES DEVEM COLHER E INFORMAR A ETNIA/RAÇA NO eSOCIAL INFORMAÇÃO OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 22 DE ABRIL DE 2024   Empresários, órgãos públicos e empregadores (inclusive domésticos) deverão prestar informações sobre ETNIA/RAÇA dos seus colaboradores nos documentos trabalhistas (formulários

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
  PERSE CRIAÇÃO, FIM E AGORA RENOVAÇÃO RESTRITIVA Empresas terão…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top