LUCRO REAL – PIS/COFINS – CRÉDITOS EM GASTOS COM A PANDEMIA, É POSSIVEL?

Covid19 - Thargo Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

 

De acordo com a RECEITA FEDERAL e a JUSTIÇA, infelizmente NÃO.

Uma empresa então indagou a questão alegando que adquiriu máscaras, álcool em gel, luvas, medidores de temperatura e outros itens destacados para combate a disseminação do COVID19, além de ter condicionado funcionários em HomeOffice, locação de veículos para locomoção evitando aglomeração dos mesmos etc;

Images - Thargo ContabilidadeSeguindo assim, os protocolos sanitários dos Governos locais, bem como os Decretos de Calamidade, quarentenas institucionalizadas e Portaria de mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de trabalho;  e que mesmo sofrendo os efeitos financeiros da pandemia, conseguiu dispor de todos os equipamentos necessários aos seus funcionários.

Mesmo com todos os argumentos à luz de qualquer prova, foi indeferido pelos Magistrados provocados.   A Receita Federal não explicitou de forma clara sobre o assunto específico ainda.

Em suma, créditos de PIS e COFINS são apurados na modalidade NÃO CUMULATIVA, adotada principalmente por empresas adesistas ao REGIME FEDERAL DE TRIBUTAÇÃO no LUCRO REAL.  A legislação então regulamenta que os créditos de PIS e COFINS devem ser auferidos de gastos e despesas atrelados a sua produção, ao conceito de INSUMOS no Regulamento do IPI, destinado a parte de indústria de transformação.

Justamente o conceito restrito de INSUMO (já que existem outros ramos de atividades) contribui para os diversos questionamentos a respeito dos creditamentos, uma vez que, atrelados aos processos de produção diversos existentes são inúmeros insumos, gastos e despesas conexas e correlatas.

Download (1) - Thargo Contabilidade

Porém, é preciso pautar que já existe um Parecer Normativo nº 5/2018 da Receita Federal abrangendo bem mais quesitos como creditáveis após decisão do STJ a respeito, adotando inclusive os princípios da essencialidade, relevância, imprescindibilidade ou importância para o desenvolvimento da atividade econômica da empresa, e  não mais ao conceito sintético de PRODUÇÃO.

Parece-nos claro que se a empresa somente pode funcionar com a adoção de tais medidas sanitárias, tornou-se imprescindível para sua funcionalidade, por obrigação moral ou legal, qualquer que seja; a empresa não possui a opção de não fazê-lo, deixando o teor deliberativo para trás.

Desta forma, entendemos que trata-se de crédito válido, ainda que apenas no período do Estado de Calamidade Pública decretado pelos Governos Federal e Estaduais.  No caso do RJ em vigor até 31.12.2021.

O assunto é recente e poucas discussões formais a respeito (ainda sequer chegaram no CARF e Tribunais Superiores), mas aquelas existentes foram todas desfavoráveis as empresas.   Requer atenção e análise de cada caso em particular ao negócio de cada empresa.

A reportagem base desta matéria é da Jornalista FLAVIA MAIA do JOTA.INFO 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

1 178882 6877486 - Thargo Contabilidade

NOVO REFIS AVANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

  Na mais nova tentativa de reedição do tão aguardado REFIS (Programa Federal de REGULARIZAÇÃO FISCAL), o relator do Projeto na Câmara dos Deputados, Deputado André Fufuca, PP-MA, proporá mudanças para democratizar (facilitar) o acesso dos empresários ao Parcelamento Especial.

Capturar5 - Thargo Contabilidade

REGULAMENTADO 3% DE ICMS PARA BARES E RESTAURANTES

  Enfim o ESTADO DO RJ regulamentou a redução do ICMS de 4% para 3% (três por cento) do setor de serviços alimentícios (BARES, RESTAURANTES, LANCHONETES e afins). A redução foi concedida através da Lei 9355 de 15.07.2021 por 11

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
  Seguindo o Estado de Minas Gerais, o Rio de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat