IPTU RJ – DeCAD – RECADASTRAMENTO – DESCONTOS E ANISTIA

Pedropaulodecad - Thargo Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

 

A Prefeitura do RJ iniciou uma ofensiva no sentido de obter uma ampla adesão a um MEGA RECADASTRAMENTO, a chamada declaração DeCAD, iniciado em 21.06 e com primeiro prazo até 31.07.2021. (vide tabela do seu bairro abaixo)

Em seu Decreto 48985  e Resolução 3245 de 16.06.2021 estabelece os motivos de sua empreitada:  recadastramento, confissão de regularizações imobiliárias, desburocratização, redução de inadimplência do IPTU, evitar processos administrativos de penalidades e de cobrança administrativa e custos de processos judiciais.

Na prática, para a Prefeitura, resultará em conhecimento efetivo dos proprietários e imóveis da Cidade do RJ para certamente após os prazos tomar suas providências legais em relação a formas de cobrança, tomada ou desapropriação do imóvel.

Iptu Foto - Thargo Contabilidade

Para os proprietários e contribuintes de IPTU  (Pessoas Físicas ou Jurídicas) resultará em desconto no IPTU de 2022 e oportunidade de regularização de construções ou ampliações de imóveis sem cobranças de diferenciais anteriores; ou seja, a Prefeitura está concedendo anistia a eventuais irregularidades.

Por enquanto, abriu-se o prazo apenas para imóveis de tipologias CONSTRUTIVAS DE CASAS E APARTAMENTOS independentes de serem para uso residencial ou não; confiram então em seus IPTUs as informações iniciais necessárias quanto obrigatoriedade ou não e o prazo do seu imóvel:

Iptu - Thargo Contabilidade

Para efetuar a entrega da sua declaração entre no CARIOCA DIGITAL, clique em DeCAD e inicie os procedimentos, tendo em mãos (Informações Documentos solicitadas):

Lista - Thargo Contabilidade

Será exibido os dados atuais do sistema, e em caso de mera confirmação será possível realizar a forma SIMPLIFICADA. 

Na imprensa e o próprio Secretário Municipal Pedro Paulo em entrevista a Rede Globo, sustentou a NÃO OBRIGATORIEDADE da declaração; contudo o parágrafo primeiro da Resolução não explicita esta voluntariedade:

Art. 1º Ficam sujeitos à obrigação de apresentar a Declaração Anual de Dados Cadastrais (DeCAD) de imóveis, prevista no art. 1º do Decreto Rio nº 48.985, de 16 de junho de 2021, todos os contribuintes de IPTU do Município do Rio de Janeiro, conforme cronograma (…)

Recomendamos a entrega da declaração até a data limite de cada bairro, vide cronograma:

Bairros - Thargo Contabilidade

 

NOTAS IMPORTANTES


 

  1. Retificações da declaração serão aceitas até a data limite de entrega;
  2. Utilização do imóvel:  não edificado, edificado residencial, edificado não residencial (este último ainda não está contemplado para esta declaração);
  3. Idade do imóvel (apenas para os casos que não tem IPTU);
  4. Em caso de regularização de construções e ampliações de imóveis, poderá ser anexado um Croqui (desenho) da nova condição do imóvel, sem a necessidade de uma Planta propriamente dita, contratação de engenheiros/arquitetos, desde que o Croqui tenha elementos mínimos de metragem e identificação legível da área construída;
  5. Pode-se entregar declarações referente a anos anteriores ainda não prescritos (5 anos) somente após a entrega de 2020 (base), mas não resultarão em redução do imposto já lançado.
  6. A anistia refere-se apenas a acréscimos de construção, e não a débitos anteriormente apurados;

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Restaurante Xian 5 - Thargo Contabilidade

BARES E RESTAURANTES – ICMS REDUZIU DE 4% PARA 3%

  Seguindo o Estado de Minas Gerais, o Rio de Janeiro também reduziu o ICMS de 4% para 3% (três por cento) do setor de serviços alimentícios (BARES, RESTAURANTES, LANCHONETES e afins). A redução foi concedida através da Lei 9355

Darf Com Codigo De Barras 1024x683 - Thargo Contabilidade

DARF EM ATRASO COM CÓDIGO DE BARRAS? PAGAMENTO POR PIX?

  A RECEITA FEDERAL DO BRASIL (RFB) atualizou seu sistema online de emissão de DARFs, o SICALCWEB, e desativou qualquer atualização do SICALC (aquele baixado mensalmente no computador), trazendo duas novidades: GERAÇÃO DO CÓDIGO DE BARRAS A TODOS OS DARFs

Pronampe2 - Thargo Contabilidade

PRONAMPE – EMPRÉSTIMO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

  O PRONAMPE voltou.  Nova edição 2021 do Programa de Financiamento do Governo Federal destinado a MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (Faturamento até R$ 4,8 milhões/ano) com juros de até 6% + SELIC (ano passado eram apenas 3,5%), adesistas do SIMPLES

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
  Atenção empresários LOJISTAS e PRESTADORES DE SERVIÇOS, o BANCO…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat